terça-feira, 19 de outubro de 2010

Sobre a "teoria da curvatura da Vara"

   Por meio da obra intitulada “Escola e Democracia”, esta já em sua quadragésima edição, traduzida para o espanhol e referida como um clássico do pensamento pedagógico latino-americano, Dermeval Saviani nos impele a reflexão acerca da política educacional. É no desvelar do capítulo segundo denominado “A teoria da curvatura da Vara” que segue o exercício da criticidade, regido por três teses políticas que vem como subsídio a fim de melhor “instrumentalizar-nos”, para o apêndice que as segue, este sim apontando a referencia emprestada de Lênin, que a enunciou segundo Althusser (1977, PP.136-138).

   O autor ao munir-se da teoria, contextualizando-a como metáfora, busca inquietar o leitor, conduzindo-o ao desequilíbrio das “certezas” ditadas pelo senso comum. Tais certezas conduzem à dicotomia entre ação e reflexão, ofertando produtos interpretativos superficiais oriundos da recomposição hegemônica, que por sua vez compõe o cenário de um sistema que por si, supostamente justificaria a não “ação pedagógica de cunho político”.

   Todavia segue a “Flexibilização da Educação”, esta sim historicamente construída por meio de uma cultura reprodutivista, na qual os educadores que fomentariam seus orientandos à prática social, ironicamente compõem a “massa de manobra” não se compreendem dominados, logo, mantém-se na zona de conforto, quando deveriam estar à frente travando a zona de confronto , na qual sua práxis se efetivaria no questionamento.

   Se nos revelam teses polêmicas que cuidadosamente explanam sobre a Escola Tradicional, revolucionária, de caráter científico, de essência, esta não “portadora de todos os defeitos e nenhuma virtude”, como também a Escola Nova que ao demonstrar-se reacionária, pseudo-científica e antidemocrática, não detém” todas as virtudes”. Fica posto que o devir epistemológico esta para a reflexão, assim compondo uma ferramenta a favor do questionamento, este inerente ao processo de transição, que ao estabelecer-se nos conduz ao aprimoramento, ou a subordinação?


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